01 – O que é a Universidade Sénior São João da Cruz?
A universidade Sénior São João da Cruz é uma instituição de aprendizagem situada em Aveiro que visa incentivar os cidadãos seniores a compartilhar os seus conhecimentos, habilidades e interesses num ambiente amigável.
Não existem exames ou testes, apenas aulas regulares ou grupos de estudo. O objetivo é aprender por diversão, não com o objetivo de obter qualificações.
02 – Quem pode assistir às aulas da USSJC?
Não existem limites de idade, mas USSJC é destinada primordialmente a pessoas aposentadas ou semi-aposentadas. Por isso, tem o seu foco em membros com 50 anos ou mais. No entanto, não existem restrições para idades inferiores.
03 – Onde são realizadas as aulas da USSJC?
A USSJC pretende ser o mais acessível possível – as aulas presenciais são ministradas no centro de Aveiro. No entanto, se mora numa localidade isolada ou fora de Aveiro, se não está bem de saúde ou tem dificuldades para sair de casa, pode preferir o USSJC Virtual. Este é um fórum de aprendizagem e convívio online para idosos em qualquer ponto do país.
04 – Quanto custa frequentar a USSJC?
Cada classe na USSJC é diferente, portanto, as taxas de associação variam. As taxas são geralmente baixas dado que a maioria dos cursos é administrado por voluntários.
05 – O que posso aprender na USSJC?
Existem uma grande variedade de assuntos que pode aprender no USSJC no regime presencial ou online. Esses incluem:
- Património cultural e paisagístico português
- Enigmas da História
- Língua inglesa (vários níveis)
- Língua espanhola
- Coaching da Inteligência emocional e espiritual
- Gestão de finanças pessoais
- Estudos Religiosos
- Nutrição e saúde
- Psicologia e saúde mental
- Estudos Literários
- Estudos sobre tendências de futuro
- Artes Plásticas
- Relaxamento e movimento humano
- Teatro e expressão dramática
- Informática
- Música
Os grupos por disciplina podem organizar viagens a museus, concertos ou teatros, ou outros locais de relevo.
Se houver procura suficiente para um determinado assunto, todo o aluno pode indicar essa sugestão á instituição e iniciar um novo grupo focado num determinado tema.
Cada grupo tem seu próprio orientador/professor voluntário que tem um interesse particular ou experiência comprovada no assunto específico.
Para aulas de idiomas, o orientador/professor voluntário tem de possuir conhecimento especializado ou nativo do idioma que ensina.